Talvez você não saiba, mas Jericoacoara, antes mesmo de ser conhecida mundial e digitalmente, já era citada em cartas e documentos históricos do séc. XVII. Antiga, não é? Nessa história, fortes foram construídos aqui e batalhas foram travadas entre algumas das potências europeias da época que tanto queriam o Brasil, que tanto queiram o Ceará. Um presságio para a disputa que haveria sobre essa mesma terra no futuro? O tempo e seu senso de humor…
Mas fato é que Jericoacoara não surgiu quando o “Farol de Jericoacoara” foi inaugurado em 1952, quando começou a se popularizar entre as décadas de 70 e 80 ou quando explodiu nas redes sociais nos últimos 10 anos. Não! Jericoacoara já tinha sido vista e historicamente documentada bem antes disso. Antigos portugueses e franceses já tinham pisado nessa preciosa terra para guerrear bem antes de seus tataranetos pensarem em vir aqui para relaxar.
Mas como um tesouro que passara despercebido, ela ficou guardada por suas areias durante alguns séculos… E, alguns séculos depois, enfim perceberam que a pequena vila, ilhada entre dunas e mar, poderia ser o paraíso numa terra agora moderna, caótica e frenética. Um recanto de paz, inacessível para os problemas do novo mundo. O tesouro havia sido descoberto. Uma nova era chegava à vila de Jericoacoara…