Avatar

Vila de Jericoacoara

Uma das Vilas mais charmosas do Ceará, a Vila de Jericoacoara tem poucas, porém longas ruas de areia para se andar e explorar toda a região. Por ser uma reserva ambiental, a natureza se faz presente em vários detalhes, por isso não estranhe se no meio do seu caminho você se deparar com gatinhos, cachorros, sapos ou outros bichos.

Ruas e becos

Esqueça a correria da cidade grande, em Jeri o ritmo é de calmaria. A melhor forma de se conectar com o lugar, é se permitindo viver e conhecer tudo sem se preocupar com nada, afinal em algum momento você vai se perder e em poucos minutos se encontrar novamente.

A vila conta com 3 ruas principais:

  • Rua do Forró
  • Rua Principal
  • Rua São Francisco

Igreja Matriz

Toda vila que se preze, tem a sua própria igreja. A Igreja Matriz foi construída em 1961 pelo moradores da vila, usando as pedras do Serrote, as mesmas pedras que estão na serra a caminho para a Pedra Furada. A igreja pode ser simples, mas carrega consigo grande valor para a região,. Atualmente funciona com atividades paroquiais.

Caipirinhas

Clássicas e bastante conhecidas, os drinks das famosas barraquinhas à beira-mar da praia de Jericoacoara fazem o maior sucesso entre os turistas. Com nomes curiosos, alguns drinks chamam bastante atenção, como “xoxota” a “capeta”. Dentre as várias frutas da estação, a dica é experimentar a combinação de morango com cajá. Você vai se surpreender!

A partir de R$ 10, os drinks variam de acordo com a bebida/marca utilizada no preparo.

As barraquinhas se posicionam na praia ao redor da tenda do Dj para celebrar o famoso luau de Jeri. De quinta a sábado e nos feriados, há festas gratuitas que vão das 22h às 2h.


Foto Cleison Silva - @csphotografia

Duna do Pôr do Sol

Visitar Jericoacoara e não assistir o Pôr do Sol da duna é quase que um pecado capital, pois esse espetáculo da natureza é um verdadeiro presente do divino. Então não esquece, quando estiver em Jericoacoara e o relógio bater 17h, corre para a Duna do Pôr do Sol e viva essa incrível experiência. Ah, chegue cedo para pegar um bom lugar.


Foto Cleison Silva - 
@csphotografia

Praça principal

É comum ouvir falar que na Praça Principal você encontra tudo o que precisa. Rodeada por bares, restaurantes, vendedores de artesanatos, entre outros, as noites de Jericoacoara são animadas com música ao vivo e apresentações artísticas.

E tem opções para todos os gostos, desde os mais simples, aos que procuram algo mais sofisticado para curtir a noite.

Festas

Diferente de outras praias do litoral cearense, além do luau gratuito na praia, há uma vasta programação de festas privadas em Jericoacoara, principalmente na alta temporada de julho a dezembro. As mais famosas são as do Café Jeri, restaurante Samba Rock e Forró da Dona Amélia.

Mas sempre há algo novo acontecendo na cidade, o ideal é se informar com o seu guia ou com o pessoal da sua pousada. Opções para se divertir em Jericoacoara nunca irão faltar!

 

Veja também: